quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Uma despedida.

Cabeça vazia. Coração na mão. Não sei bem o que falar neste momento.
Despedidas sempre foram muito difíceis pra mim. Nunca soube lidar com esta situação.
Daqui à algumas horas você vai embora pra nunca mais. E eu, o que posso fazer além de agradecer?
Tua passagem em minha vida teve um significado enorme: tantas descobertas, tantos aprendizados, tantos tropeços também, tanto amor, tanta alegria.
Sei bem que não foi assim pra todo mundo. Muita gente deve te odiar porque, infelizmente, algumas coisas tristes fogem do teu controle e acabam por acontecer. Mas a vida é assim. Os altos e baixos fazem parte deste mundo. Um dia a gente cai, e no outro, já levanta.
Creio que meus altos foram bem altos e que meus baixos foram bem baixos. Aliás... ah, não sei mais o que falar. Já estou me enrolando toda. Argh, agora entende por que odeio despedidas?!
Sem mais delongas, só quero que saibas que foste um ótimo companheiro e que sou muito grata por isso.
Que o vento te leve da mesma forma que te trouxe e que cada coisa boa que deixaste permaneça em meu coração por muito, muito tempo.
Adeus, 2009. Foi bom enquanto durou.


Agradeço à todas as pessoas que acompanharam o Além do que se vê durante este ano. Foi um ano muito produtivo onde eu descobri um pouco de minha intimidade com as palavras. Espero aperfeiçoar minha escrita sempre mais e que meus queridos leitores possam acompanhar esse avanço a cada postagem.

Um 2010 maravilhoso para todos nós!
Beijos e até ano que vem! 

Bruna de Sousa

domingo, 6 de dezembro de 2009

A ética no Brasil.

Nos dias de hoje é comum ouvir, cotidianamente, frases como: "político corrupto", "tudo acaba em pizza mesmo!", "deputado ladrão!", entre outras frases que protestam a desonestidade no país. Há tempos o povo brasileiro, de uma forma geral, associa a corrupção e falta de ética apenas aos profissionais ligados à política. Mas onde se enquadra o famoso "jeitinho brasileiro" - prática comum entre os habitantes deste país? Esta, não seria também uma forma de falta de ética?
Na realidade a concepção de ética no Brasil é tida de uma forma bastante deturpada. Jogar lixo nas ruas para não se sujar e nem ter que pôr na bolsa; pisar na grama para chegar mais rápido do outro lado; "colar" na prova para não repetir o ano escolar; faltar ao trabalho por preguiça e inventar uma mentira como desculpa, e tantas outras formas de burlar as regras para "sair na vantagem" são vistas pelos brasileiros como maneiras rápidas e eficazes de se livrar de eventuais problemas do dia-a-dia.
São estas pequenas infrações que corrompem a ética nacional em todas as camadas da sociedade. É por esse motivo que há quem diga que o mal do Brasil é o brasileiro.
É tempo de repensar a idéia que se tem sobre ética e deixar de lado o velho "jeitinho brasileiro". Os direitos e deveres devem ser respeitados por todos, nos menores atos de ética. Afinal, que moral tem um cidadão corrupto para acusar um político corrupto?
Se cada cidadão exercer a ética, estará assim respeitando os direitos humanos seus, e de toda a sociedade. Sem corrupção, sem desonestidade, sem "jeitinho brasileiro".


Bruna de Sousa

Esse foi o texto que consegui elaborar,hoje, na prova do ENEM.
A proposta de redação era O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL.
Espero que vocês e a banca examinadora gostem. Que nota você me daria, han?